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Variação de Dano

Luke Snows

09 / 10 / 2018

Fui indagado por uns jogadores na minha mesa por uns jogadores que foi a seguinte: "Não faz sentido um guerreiro forte e parrudo sofrer os mesmos danos que um delicado faen". 
Então eu determinei uma regrinha que eu apelidei de "Absorção de Dano". Que é basicamente o seguinte:
Um personagem com F. 4 ou 5 sofre menos 2 pontos de dano nos ataques recebidos. Um personagem com F. 6 ou 7, sofre menos 3 ponto de dano.
A lógica é, se o cara é mais forte fisicamente, ele resiste melhor. O que vcs acharam dessa adaptação?
 Comentários (8)
Kantho
MARINGÁ - PR
1 de Abril 20171 de Abril 20171 de Abril 20171 de Abril 20171 de Abril 2018
Condiz com a realidade, mas talvez seja um pouco apelão, cuidado com os POWERPLAYERS! 09 / 10 / 2018
Marroar, o Ligeiro
Jaraguá do Sul - SC
1 de Abril 2016
A diferença entre um ´guerreiro forte e parrudo´ e um ´faen delicado´ está provavelmente na quantidade de vezes que cada um será acertado em X número de ataques. Isso responde a indagação dos seus jogadores.

Quanto à minha opinião sobre a regra; acho desnecessária (o porque já citei), além de poder possívelmente trazer desequilíbrio às mecânucas do sistema. 10 / 10 / 2018
Sylent
1 de Abril 2015
Você não deveria considerar faen pra nada, eu por exemplo não jogo com e nem mestro em mundos que contenha essa coisa bizarra. 10 / 10 / 2018
Marroar, o Ligeiro
Jaraguá do Sul - SC
1 de Abril 2016
[insert a triggered Domênico here] 10 / 10 / 2018
Luke Snows
Mas então, citei o faen como exemplo, mas poderia ser um halfling. Um Halfling ladrão q começa com esquiva 11, e um Guerreiro q também começa com Defesa 11. Ambos receberão a mesma quantidade de dano, a não ser que o guerreiro torre uma grana em armadura. 10 / 10 / 2018
Marroar, o Ligeiro
Jaraguá do Sul - SC
1 de Abril 2016
Mas tu tem que levar em consideração o número de habilidades que aumentam a defesa de cada uma das classes, porque um guerreiro com uma defesa super alta (que não é difícil e nem demorado de se conseguir) e que ainda ganha esse bônus ai em cima disso tudo, bem... Ele pode ficar bastante ´roubado´.

Além de que ficaria um pouco incoerente imaginar que um personagem com 4 pontos de força - um pouco acima da média humana, em termos de jogo - absorve 2 pontos de dano, enquanto uma cota de malha (armadura simples) absorve apenas 1 ponto (característica Pesada). 10 / 10 / 2018
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Absorção de dano é uma característica de armaduras. Carne humana é cortada, furada e ferida da mesma forma, independente de ser um lutador de boxe ou um magrelo raquítico. PVs, como descrito no Guia Básico, não é uma medida de ´carne´ que o personagem perde, além disso. PVs levam em consideração a moral, a sorte e em parte sua experiência em batalha. Um Tailox Ladino pode ter mais PVs do que um Anão Guerreiro simplesmente por ter mais experiência em combate, mais confiança em suas habilidades e mais sorte. Golpes que acertem um personagem não necessariamente arrancam nacos de sua carne: eles podem estar só resvalando em sua armadura, ou chegando muito perto de acerta-lo, o que diminui sua autoconfiança e o cansam ao longo da batalha. Na prática, apenas Sucessos Decisivos e golpes finais chegam a fisicamente ferir um personagem - pelo menos sempre foi assim que eu interpretei.
Como exemplo, imagina um boxeador peso pena detentor de um título contra um estivador imenso, mas que nunca entrou numa briga. O tamanho do sujeito pode ser até uma desvantagem, porque ele vai ser mais lento e ter menos mobilidade - acredite, eu participo de sowrdplay, e do alto dos meus 1,90 e 120 kg, eu sei do que estou falando!
Tamanho não é documento! Experiência conta muito, muito mais - e veja: PVs extras, que fazem com que um personagem dure mais no campo de batalha, vêm quando o personagem sobe de nível! Não é que a gente pensou nisso quando estava desenvolvendo o sistema?
Em tempo: Teste sua adaptação e veja se funciona - Mas tu vai perceber que, rapidamente, tua mesa vai estar cheia de Orcs, Jubans e Aesires guerreiros e ninguém vai querer jogar com Tailox, Levents ou Elfos ladinos! 10 / 10 / 2018
Luke Snows
Entendo! Talvez realmente isso gere um desequilíbrio. Bom argumento! kkk, Grato pela atenção
10 / 10 / 2018




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