Forum

Truque Sujo. Tem necessidade?

Luke Snows

11 / 10 / 2018

Na página 81 do manual basico tem a habilidade Truque sujo, minha duvida é: O que impediria qualquer personagem de realizar um truque sujo? Como é dito, jogar areia ou um pano no rosto do opente, deixando ele confuso e considerado inapto por um turno. Qualquer um personagem poderia realizar esse tipo de jogada. É mesmo necessário haver uma habilidade pra isso?
 Comentários (4)
Sylent
1 de Abril 2015
A habilidade serve para mostrar que o personagem e perito nisso e garante que o inimigo não agira no próximo turno caso falhe, coisa que eu não permitiria para alguém que não possui-se a habilidade. 11 / 10 / 2018
SentokiHanta
Boa Vista - RR
É tipo Língua Afiada, um jogador realmente me perguntou ´Sério que essa habilidade serve pra xingar um cara?´ 11 / 10 / 2018
Luke Snows
É, eu sinceramente nao entendi a necessidade dela. 14 / 10 / 2018
Domênico Gay
Capão do Leão - RS
Portador da Mighty BladeConta Premium1 de Abril 2018Membro Antigo (2011)
Tecnicamente, qualquer personagem pode usar uma ação semelhante à descrita em Truque Sujo e causar o mesmo efeito. Ou ´xingar´ alguém e causar os efeitos de Língua Afiada. Ou simplesmente bater mais forte em alguém de modo similar à Golpe Devastador. Ou simplesmente dizer ´meu personagem é corajoso demais pra ser afetado por efeitos de medo´ e ser imune à eles.
E nesse cenário, nenhuma Habilidade seria necessária pra fazer essas coisas. De fato, todos os personagens poderiam fazer qualquer coisa descrita em uma Habilidade sem a necessidade de selecionar ela, simplesmente porque ´obviamente meu personagem saberia fazer isso´. Alias, isso se aplica à qualquer sistema existente, não só ao MB. Ainal, porque seria necessário Trespassar pra atingir um alvo depois de ter derrubado o primeiro com um golpe? É óbvio que o ataque atravessa o inimigo e atinge um alvo ao lado dele! E em um cenário em que obviamente existem deuses, qualquer um deveria ser capaz de rezar para eles e receber seus favores - afinal, todos acreditam neles e sabem que eles existem!
Mas aqui está o porque de haverem Habilidades no MB (e em qualquer outro sistema): Elas mostram aquelas coisas que o personagem SABE que pode fazer, e tem confiança e experiência em fazer. Xingar alguém qualquer um pode. Xingar alguém bem o suficiente, no calor da batalha, pra ele ficar REALMENTE irritado e decidir que quer te matar a despeito de qualquer outra ameaça no campo de batalha é algo que precisa de muito mais finesse. Jogar areia nos olhos de alguém parece uma coisa trivial, até tu pensar que quando tu está frente a frente com um oponente, tu quer manter ele na ponta da tua arma, ter ele na mira, e não se abaixar e ficar vulnerável enquanto faz algo bizarro como se abaixar pra pegar um punhado de areia no chão! Tu tens que saber quando e como fazer isso de modo efetivo. Claro, qualquer um pode fazer isso - mas alguém sem a Habilidade Truque Sujo provavelmente vai estar morto antes de conseguir pegar um punhado de areia no chão, ou não vai conseguir acertar o rosto do oponente caso tenha um monte de areia no bolso (por algum motivo inusitado) e só vai ter perdido tempo e aberto a guarda pra levar uma espetadela com aquela coisa pontuda que o adversário tem na mão.
Todas as coisas descritas nas Habilidades podem ser feitas por qualquer um. Personagens com aquelas Habilidades simplesmente sabem fazer aquelas coisas direito, de forma eficiente, ao invés de tropicarem nas próprias pernas tentando inventar alguma manobra estranha ou perdendo tempo e sendo golpeados enquanto tentam achar um chiste jocoso pra causalmente dizer na cara de um oponente durante o combate.
Isso tudo, claro, sem esquecer a questão dos componentes mecânicos de um sistema. Essas Habilidades causam efeitos mecânicos que, sem Habilidades pra gerenciar o que os personagens sabem e podem ou não fazer, precisariam ser decidias pelo Mestre a cada vez que um personagem diz que vai realizar uma ação de um jeito X ou Y. Elas servem pra manter o jogo fluindo de forma equilibrada. É pra isso que níveis, PVs, Atributos, rolagens de dados e Habilidades servem. 15 / 10 / 2018




Outros tópicos